Marta, Maria e Lázaro: os amigos de Jesus

Marta, Maria e Lázaro: os amigos de Jesus

No dia 29 de Julho celebramos a memória de Marta, Maria e Lázaro de Betânia. É por isso que estes santos estavam entre os mais queridos amigos de Jesus.

Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou a celebração do Dia Mundial da Amizade no dia 30 de Julho. O objectivo desta ocasião é promover a amizade não só entre indivíduos, mas também entre países e povos, através do intercâmbio cultural e da partilha de um conjunto de valores e comportamentos que possam trazer uma paz duradoura e frutuosa para todos. No dia 29 de julho, o Papa Francisco decretou que o Calendário Geral Romano celebrasse a memória de Santa Marta, Maria e Lázaro. No passado, apenas a memória de Santa Marta era celebrada nesta data, mas a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos desejava fortemente esta mudança, e o Pontífice certificou-se de que ela fosse implementada.

A motivação que levou à decisão foi a relevância evangélica reconhecida pelos três irmãos por terem acolhido Jesus em sua casa, acolhendo-o como um amigo e confiando nas suas palavras com total confiança e lealdade.

Mas quem eram estes três irmãos, que viviam na aldeia de Betânia, perto de Jerusalém?

Marta de Betânia (Tamar) estava principalmente ocupada com as tarefas domésticas: Enquanto eles estavam a caminho, (Jesus) entrou numa aldeia e uma mulher, chamada Marta, recebeu-o em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que se sentava aos pés de Jesus e ouvia a sua palavra; Marta, por outro lado, estava absorvida em muitos serviços. (Lucas 10:38-40)

 

Marta reclamou com Jesus porque estava trabalhando enquanto sua irmã Maria (Miryām) estava sentada e o ouvia, mas Jesus lhe respondeu assim: “Marta, Marta, você se preocupa e se preocupa com muitas coisas, mas só uma coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe deve ser tirada”.

De Lázaro (Eleazar ou Eliezer), conhecemos a história de sua morte e ressurreição pela vontade de Jesus no Evangelho segundo João (11:1-44): Marta e Maria, irmãs de Lázaro, imploraram a ajuda de Jesus, que foi ao túmulo e trouxe o homem de volta dos mortos.

dia mundial da amizade

Leia também:

Dia Mundial da Amizade
30 de Julho é o Dia Mundial da Amizade, um feriado criado para celebrar um dos aspectos mais maravilhosos…

Marta e Maria: as duas faces da hospitalidade

Já na primeira passagem do Evangelho de Lucas, vemos como as duas irmãs se diferenciam. Ambos expressam duas maneiras de amar e seguir Jesus Cristo: Marta o faz com cuidado, acolhendo-o e cuidando dele como um da família, enquanto Maria se senta a seus pés e o escuta. Ambas as abordagens estão certas, ambas são formas de manifestar amor e amizade para com o Senhor.

Marta com seus cuidados, Maria com sua escuta e sua veneração, Lázaro com seu carinho silencioso e sua confiança na Palavra de Jesus, são a encarnação de três maneiras de amá-lo e segui-lo. Uma fé feita de contemplação, mas também de ação, de gestos. Não é por acaso que, segundo a Legenda aurea, os três irmãos de Betânia, após a morte de Jesus, foram à França para pregar a Sua palavra, e diz-se que Lázaro foi o primeiro bispo de Marselha. Segundo outra tradição, Lázaro foi condenado à morte pelos sacerdotes precisamente porque, com a sua ressurreição, tinha-se tornado a prova viva do poder de Jesus.

É precisamente nesta integração de hospitalidade, que consiste em comida, calor, tranquilidade e devoção absoluta, que o Papa Francisco encontrou a motivação perfeita para reconhecer os três irmãos de Betânia como tendo o direito de serem lembrados e celebrados como amigos de Jesus.

Dúvidas sobre o pecador

Para entender porque este reconhecimento teve de esperar, devemos também ter em mente as dúvidas sobre a identidade da pecadora, a prostituta que alegadamente lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas e os secou com os seus cabelos. Durante séculos, esta figura tem sido confundida e sobreposta às de Maria Madalena e Maria de Betânia, resultando na não atribuição a esta última do mesmo estatuto que à sua irmã Marta. Estudos recentes têm mostrado que embora Maria, irmã de Marta e Lázaro, também ungiu os pés de Jesus com óleo caro e os secou com seus cabelos, irritando Judas (João 12: 1-8), ela não era a suposta pecadora.

maria madalena esposa de jesus

Leia também:

Maria Madalena, esposa de Jesus: vamos esclarecer
Qual é a verdade sobre Maria Madalena? Esposa de Jesus ou mera discípula? Vamos descobrir neste artigo…

Basicamente, o conceito de que a amizade, o verdadeiro tipo, deve ser feito de afeto e partilha, do conhecimento que podemos encontrar com alguém que não é um membro da família um lar, um refúgio, um lugar onde nos sentimos aceitos. A amizade é amor sem reservas, um bem precioso que não deve faltar na vida de ninguém. Jesus também sabia bem disso, e por isso amava ternamente as amigas Marta, Maria e Lázaro de Betânia.