Quem foram os 12 apóstolos e descobrir a diferença entre apóstolos e discípulos

Quem foram os 12 apóstolos e descobrir a diferença entre apóstolos e discípulos

Quem foram os 12 apóstolos, companheiros de Jesus durante o curto período da sua missão e que foram encarregados por ele de trazer a Palavra ao mundo?

Quando falamos da vida de Jesus, muitas vezes temos a tendência de imaginá-lo sozinho, com a intenção de pregar, trazendo consolo e esperança entre os infelizes, realizando milagres. Mesmo pensando na Sua Paixão e morte na cruz, poucas figuras são mencionadas nos Evangelhos ao Seu lado. A verdade é que desde o início da Sua missão, Cristo quase nunca esteve sozinho, porque desde o início Ele começou a reunir discípulos à Sua volta que O seguiram por toda a parte e partilharam com Ele todos os aspectos da existência. A tradição fala de 70 discípulos, dos quais Jesus escolheu então 12 homens particularmente próximos, com os quais partilhou a Última Ceia e a quem confiou a tarefa de divulgar a Sua mensagem ao mundo, a Palavra de Salvação da qual Ele foi o embaixador e anunciador.

A um deles em particular, Pedro, Ele pediu para fundar a Igreja. Nos Evangelhos de Marcos e Lucas, há uma clara diferença entre apóstolos e discípulos, enquanto em Mateus, os 12 acabam como todos aqueles que seguiram Jesus. Todos os apóstolos, exceto Judas Iscariotes, são contados entre os santos e abençoados.
Mas quem eram os 12 apóstolos?

Sao Pedro no Vaticano

Leia também:

São Pedro no Vaticano: símbolo da Igreja de todo o mundo cristão
São Pedro no Vaticano é uma basílica cheia de significados, mistérios…

Os nomes dos 12 Apóstolos

Segundo a tradição, Jesus escolheu 12 apóstolos, pois 12 eram as tribos de Israel. Já assinalamos em artigos anteriores como os números eram importantes na cultura e religião judaica. As Sagradas Escrituras estão impregnadas de um forte simbolismo numérico, segundo o qual os números são raramente usados apenas para indicar uma quantidade, mas sim como símbolos de realidades humanas ou relacionadas com Deus. Em particular, o número 12 e seus múltiplos se repetem em muitas passagens da Bíblia. 12 eram as tribos de Israel, e cada uma delas descendia de um dos 12 filhos de Jacó; 24 eram os guardas que aparecem no Apocalipse de João, sentados em tantos bancos; 12 estrelas compõem a coroa da mulher vestida com o sol, que encarna a Igreja, novamente no Apocalipse.

A importância do número 12 em relação aos apóstolos é confirmada pelo fato de que, depois da traição de Judas, como só sobraram 11, foi necessário encontrar imediatamente um substituto, a fim de retornar à plenitude desejada por Jesus: assim foi escolhido Matias.

Então, quem eram os 12 apóstolos? Aqui estão seus nomes: Pedro e seu irmão André, Tiago e Judas Tadeu, que também eram irmãos e primos de Jesus, Tiago e seu irmão João, Mateus, Felipe, Tomé, Judas Iscariotes, Bartolomeu, Simão chamado Zelote ou o Cananeu. Mais tarde, juntou-se-lhes Matias, que substituiu o traidor Judas Iscariotes.
Paulo de Tarso nunca encontrou Jesus, mas é chamado de “apóstolo dos gentios”, porque ele trouxe a Palavra entre os gregos e romanos, conseguindo inúmeras conversões.

Sao Mateus

Leia também:

São Matias: o apóstolo que tomou o lugar de Judas Iscariotes
São Matias, o apóstolo, protetor dos engenheiros e dos açougueiros, foi o único apóstolo não escolhido por Jesus…

As profissões dos doze apóstolos

Mas o que fizeram os apóstolos antes de seguirem o chamado de Jesus?
Pedro e seu irmão André eram pescadores, assim como Tiago, João e Filipe. Dos pescadores eles se tornaram pescadores de homens.
Mateus, por outro lado, trabalhou como cobrador de impostos, enquanto Judas Iscariotes era o tesoureiro dos apóstolos, depositário das esmolas que lhes eram oferecidas.
Judas Tadeu, o apóstolo de grande coração, era presumivelmente um fazendeiro e casado. Na verdade, talvez ele tenha sido o noivo do famoso Casamento em Caná.

Apóstolos

Quais são os Atos dos Apóstolos?

Faz parte do Novo Testamento, o quinto livro imediatamente após os Evangelhos, e narra o que aconteceu aos discípulos e à Igreja de Jerusalém após a ascensão de Jesus, habitando as primeiras missões dos apóstolos, a vida da Igreja de Antioquia, o Concílio de Jerusalém e as viagens de São Paulo até à sua chegada a Roma. Por esta razão, a obra foi atribuída a Lucas, médico e companheiro do próprio Paulo, que se diz tê-la escrito entre 70 e 90 d.C. Está dividida em 28 capítulos e é um documento valioso porque nos permite perceber quão rapidamente a mensagem do Evangelho se espalhou na bacia do Mediterrâneo imediatamente após a morte de Jesus.

As Cartas dos Apóstolos

Na antiguidade, as cartas eram frequentemente usadas como veículo de conhecimento e de ensino. As Cartas dos Apóstolos também foram de grande valor na difusão da mensagem do Evangelho e na união ideal de todas as novas comunidades cristãs dos países da orla do Mediterrâneo.
Juntamente com os Atos dos Apóstolos e os Evangelhos canônicos, estas Cartas fazem parte do cânon do Novo Testamento e reúnem cartas escritas entre 50 e 100 AD, 13 atribuídas a São Paulo e 7 ‘católicas’, ou cartas ‘canônicas’ 1 de Tiago, 2 de Pedro, 3 de João, 1 de Judas. A Epístola aos Hebreus foi durante séculos atribuída a Paulo, mas a atribuição é incerta. Certamente foi Paulo, o apóstolo que não conhecia Jesus, que era um dos mais fervorosos e incansáveis dos apóstolos, e as suas cartas dão testemunho disso.

Sao Pedro e Sao Paulo

Leia também:

São Pedro e São Paulo, por que eles são celebrados juntos?
São Pedro e São Paulo são comemorados no dia 29 de Junho. Dois apóstolos, dois homens muito diferentes, mas ambos…

A diferença entre apóstolos e discípulos

Já mencionamos a diferença entre os 70 discípulos e os 12 apóstolos.
Na verdade, uma vez estabelecido quem foram os 12 apóstolos canônicos, podemos considerar qualquer seguidor de Jesus que, depois de segui-lo em vida e testemunhar Sua morte e ressurreição, opta por trazer Sua Palavra ao mundo como um apóstolo.
Mas os apóstolos propriamente ditos são apenas aqueles que, depois da ascensão de Jesus ao céu, foram investidos por Ele com a missão de levar a Sua mensagem de salvação ao mundo. É por isso que Jesus enviou o Espírito Santo sobre estes escolhidos no dia de Pentecostes e ordenou ao chefe entre eles, Pedro, que estabelecesse a Sua Igreja e a levasse para todo o lado.

O que os Apóstolos fizeram após a morte de Jesus

Após a morte do Messias, os seus apóstolos separaram-se e começaram a pregar a Boa Nova e a trazê-la ao mundo. Infelizmente, eles se viram obrigados a lidar com aqueles que não aceitavam a nova religião trazida por Jesus e promovida por eles. Todos os apóstolos sofreram o martírio e foram torturados e massacrados em nome da sua fé, e é precisamente por isso que o exemplo que deixaram é ainda hoje tão precioso e importante. O próprio fato de que os apóstolos aceitaram seu destino é uma demonstração de que eles realmente testemunharam o milagre da ressurreição de Jesus e é precisamente por isso que eles sabiam que toda palavra Dele era verdadeira, pois eles se preocuparam em trazê-la ao mundo.